quinta-feira, 5 de agosto de 2010

PROJETO - Excursão e Turismo

Disciplina Opcional

Tema: Excursão e Turismo

Turma: 1ª série “C”

Cronograma: Semestral

Professor Orientador: Eder Lima de Oliveira


Justificativa:

Pode-se dizer que os alunos em excursão pedagógica fazem parte dos sujeitos turistas em construção ou em formação contínua do seu conhecimento e que podem aproveitar das ferramentas do produto turístico, como instrumento de aprendizagem.

Objetivo Geral:

Contribuir para uma meditação acerca das visitas técnicas promovidas através dos deslocamentos turísticos do tipo ‘excursões’ que devem fazer parte do cotidiano acadêmico, tendo em vista sua comprovada importância na construção de conhecimentos oriundos de experiências vivenciadas em uma aula extraclasse, denominada de aula passeio.

Refletir sobre as contribuições que a excursão oferece, quando bem planejada e orientada, como ferramenta integradora do processo ensino-aprendizagem e mostrar a importância da excursão para a formação integral do aluno, tornando a aprendizagem mais significativa, caracterizando a articulação entre a excursão e a prática pedagógica utilizada em sala de aula.

Objetivos específicos:

Apresentar e oferecer o turismo como atividade econômica e geradora de emprego e renda;

Ensinar que o turismo é uma das atividades mais rentáveis do planeta, tendo em vista que esse setor não conhece fronteiras, não apenas pelo fato de se basear nas viagens, mas pelas ramificações que tocam aspectos múltiplos do cotidiano das pessoas;

Avaliar quais são os riscos de se confiar no turismo como motivo propulsor do desenvolvimento e tendo como orientação a possibilidade de impulsionar a atividade econômica combinada com a sustentabilidade social e ambiental;

Ter na atividade turística, a ampla capacidade de disseminar os impactos positivos da globalização na obtenção e favorecimento dos inúmeros tipos de economias em um país.

Desenvolvimento:

As aulas de campo ou visitas técnicas deverão ser positivas na aprendizagem dos conteúdos à medida que se tornarão um estímulo para educadores e educandos, surgindo aí a possibilidade de inovação para trabalhos científicos. Em relação ao ensino e a educação surgirá uma modalidade de turismo que abriga como principal característica, não apenas, satisfazer a curiosidade por novos lugares e culturas, mas a prática do ensino.

As aulas práticas proporcionam inúmeras oportunidades para a reflexão sobre os valores imprescindíveis às transformações que se efetuam nos educandos a partir dos conhecimentos adquiridos.

Os alunos deverão vivenciar diferentes situações estruturadas a fim de possibilitar uma constante integração do aluno/instituição/comunidade com o objetivo de garantir uma educação não fragmentada com proposta metodológica integrada a experiências e atividades práticas.

Avaliação:

Todas as atividades devem visar a disseminação da interdisciplinaridade dos conteúdos trabalhados em sala de aula vislumbrando para alunos o conhecimento de suas potencialidades e desenvolvendo as habilidades e técnicas nas diferentes áreas. Despertando assim, no aluno, o interesse pela educação através do aperfeiçoamento contínuo dos estudos.



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