Filosofia de ensino

Maria Sueli Chrisóstomo*

Na obra Pedagogia da Autonomia, o Educador Paulo Freire defende a ideia de que “Ensinar não é meramente transferir conhecimento”.

Pautado nessa concepção, o CEFBR, mais do que transmitir conhecimentos específicos, busca desenvolver nos jovens valores e atitudes, promover sua sociabilidade e a capacidade criativa, estimular o potencial cognitivo, propiciar uma atitude positiva frente ao conhecimento e a vontade de aprender sempre mais, levando-os a buscar melhorar sua própria qualidade de vida, aprender a tomar decisões, construir relações afetivas saudáveis e reconhecer-se como sujeito ativo e participante dentro de seu grupo social, com ações cotidianas e democráticas que, por sua vez, irão permitir o efetivo alcance e exercício da cidadania.

Em consonância com esses princípios norteadores,entendemos que ensinar exige a convicção de que a mudança é possível, pois a história deve ser vista como uma possibilidade e não uma determinação. Acreditamos que esses são os caminhos. São esses os ideais que alimentam e direcionam a proposta pedagógica do Colégio Estadual Frederico Bernardes Rabelo.

*A professora Maria Sueli é atualmente vice-diretora do Frederico. Formada em Letras pela UEG ministra aulas de Língua Portuguesa e Literatura.