LIE


INFORMÀTICA NA EDUCACÃO
Com a chegada do terceiro milênio, surge uma grande explosão da informática, e a nossa escola encontra-se com o LIE devidamente equipado. A fim de estabelecer um elo entre a informatização e o processo educacional, cabe a nós, professores, incentivar e direcionar o ensino com o uso da informática como ferramenta para a construção do ensino-aprendizagem.
O professor agora, assume o papel de facilitador ministrando os conteúdos com recursos mais modernos. Para isso, estão buscando a aquisição de conhecimentos nessa área para desenvolver competências na aplicação da Informática Educativa em suas práticas pedagógicas. No mês de Abril/2010 a maioria dos professores da U. E. participaram do Curso LINUX 40 h, ministrado pela equipe do NTE-Formosa-GO., e concluirão esta primeira etapa no final do mês de Junho/2010.
Estamos utilizando o serviço de e-mail para fazer comunicação entre LIE e funcionários da U. E. Alguns professores estão usando o serviço de e-mail para postar conteúdos e atividades para os alunos.
Inovar no intuito de promover mudanças, requer uma nova postura diante das propostas de ensino, na busca de uma aprendizagem produtiva e de qualidade.
LIEFREDE



“O acesso à Informática deve ser visto como um direito e, portanto, nas escolas públicas e particulares o estudante deve poder usufruir de uma educação que no momento atual inclua no mínimo uma ‘Alfabetização tecnológica’. Tal alfabetização deve ser vista não como um curso de Informática, mas sim, como um aprender a ler essa nova mídia. Assim, o computador deve estar inserido em atividades essenciais, tais como aprender a ler, escrever, compreender textos, entender gráficos, contar, desenvolver noções espaciais, etc. E, nesse sentido, a Informática na escola passa a ser parte da resposta a questões ligadas à cidadania.” BORBA(2001)