sexta-feira, 1 de abril de 2011

Projeto; Combatendo a Tuberculose!

ESTADO DE GOIÁS
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO

COLÉGIO ESTADUAL FREDERICO BERNARDES RABELO

AVENIDA FELIPE CHRISÓSTOMO DO CARMO S/Nº - BAIRRO CENTRO - SÃO
JOÃO D’ALIANÇA-GO

DIRETOR-CLAUDIONIR NUNES DOS SANTOS
VICE-DIRETORA-MARIA SUELI CHRISÓSTOMO DO CARMO
SECRETÁRIA-MARIA JOVIANA FERNANDES GRAÇAS SOUZA

PROJETO: COMBATENDO A TUBERCULOSE

APRESENTAÇÃO
Este Projeto será desenvolvido no âmbito escolar com o objetivo de combater a transmissão e orientar para o tratamento da tuberculose que é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch em homenagem ao seu descobridor, o bacteriologista alemão Robert Koch. Outras espécies de micro bactérias, como as Mycobacterium bovis, M. africanum e M. microti também podem causar esta doença que afeta, principalmente, os pulmões, rins, órgãos genitais, intestino delgado, ossos, etc., também podem ser comprometidos.

A transmissão é direta: ocorre de pessoa para pessoa via gotículas de saliva contendo o agente infeccioso, sendo maior o risco de transmissão durante contatos prolongados em ambientes fechados e com pouca ventilação.

Alguns pacientes podem não apresentar os sintomas ou estes podem ser ignorados por serem parecidos com os de uma gripe. Tosse seca e contínua se apresentando posteriormente com secreção e com duração de mais de quatro semanas, sudorese noturna, cansaço excessivo, palidez, falta de apetite e rouquidão são os sintomas da doença. Dificuldade na respiração, eliminação de sangue e acúmulo de pus na pleura pulmonar são característicos em casos mais graves.

O tratamento é feito à base de antibióticos, com duração de aproximadamente seis meses. É imprescindível que este não seja interrompido – fato que pode ocorrer, principalmente, devido aos efeitos colaterais, tais como enjoos, vômitos, indisposição e mal-estar geral. As medicações são distribuídas gratuitamente pelo sistema de saúde, através de seus postos municipais de atendimento.

A vacina BCG é utilizada na prevenção da tuberculose e deve ser administrada em todos os recém-nascidos. Melhoras nas condições de vida da população, além de tratamento e orientação aos enfermos são formas de evitar sua contaminação em maior escala.

PÚBLICO ALVO
 Será feita para os alunos em todos os turnos

OBJETIVOS
*Esclarecer aos jovens e adolescentes sobre os sintomas, tratamento e prevenção da doença;
*Formar agentes multiplicadores no combate e prevenção da tuberculose;
*Orientar o tratamento da tuberculose sendo uma doença que tem cura se tratada a tempo.

PROCEDIMENTOS
*Distribuição de material informativo sobre sintomas,tratamento e prevenção da tuberculose;
*Palestra com Dr. José Eduardo O. Neto, esclarecendo dúvidas frequentes e orientando sobre devidas providências a tomar em caso de infecção.

AVALIAÇÃO
Observar o interesse e a participação dos alunos no desenvolvimento do Projeto: Combatendo a Tuberculose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário