quinta-feira, 12 de maio de 2011

Para lembrar o dia 13 de maio!

*Por Roberto Pena


A data de 13 de maio é muito significativa, mas vem caindo no esquecimento já há algum tempo. Para explicar porque isso está ocorrendo, arriscaria dizer que é devido ser um dia que concorre com outra data importante também, o Dia das Mães. Esta comemoração ocorre sempre, cronologicamente, perto do dia 13 de maio e chama muito mais a atenção da mídia.  Suponho ainda que o 13 de maio  perdeu seu brilho – aquele que dava nome a praças e ruas pelo país afora - também porque os Movimentos de defesa dos interesses da população afro-brasileira optou por celebrar o 20 de novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares (o grande líder quilombola morreu em combate no dia 20 de maio de 1695). Na visão dos movimentos negros, 20 de novembro é mais significativo, pois simboliza com mais propriedade a causa dos negros no país, porque faz referência ao herói que morreu lutando pela liberdade, enquanto que o 13 de Maio é uma data oficial, um dia em que o Estado brasileiro promoveu a libertação dos escravos apenas para atender aos interesses da Inglaterra e de setores das elite nacional que viam a conveniência de instituir o trabalho assalariado no país.

20 de Novembro, portanto, é uma data que atrai mais os holofotes, tanto é que desde 2003 se tornou o Dia da Consciência Negra no Brasil.

*Roberto Pena -  Graduado em Sociologia, especialista em Antropologia Cultural, Pedagogia Social e em Est. Teológicos, professor de sociologia no Col. Frederico B. Rabelo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário