COLÉGIO ESTADUAL FREDERICO BERNARDES RABELO
PROJETO JORNAL ESTUDANTIL
“Disciplina Opcional
Professora: Lusilene Rodrigues Silva Pereira
Alunos: da 2ª Série “A” - Matutino
São João D’Aliança – GO
Fevereiro / 2010
Apresentação
A tecnologia hoje, através dos seus vários instrumentos da mídia tem apresentado a sociedade um grande volume de informações. Como veículo de divulgação utiliza o rádio, a TV, a internet, os CD –ROM, as revistas, jornais, livros entre outros. Cada qual com seu objetivo definido de acordo com sua clientela que por sua vez filtra os canais e até mesmo as informações na busca do seu crescimento intelectual.
O professor como mediador tem papel fundamental na articulação destas informações, principalmente para o uso na educação. São habilidades indispensáveis nessa sociedade em que tudo envolve muita interpretação.
O trabalho com jornal escolar é exemplo significativo que vem ganhando campo em muitas escolas, proporcionando informações institucionais e educativas, a toda comunidade onde a finalidade principal está em despertar a produção e participação direta dos alunos, desta forma desenvolvendo os mais variados tipos de habilidades.
Justificativa
“A produção de texto é um dos componentes mais importantes para a consolidação de nosso conhecimento. Quem se expressa, expressa-se em função de alguma situação e finalidade; quem,conclui desenvolve uma visão crítica sobre algo.”
O jornal é um importante meio de comunicação. Através dele que tomamos conhecimento de fatos importantes que acontecem no lugar onde moramos, no nosso Estado, no nosso País e no mundo, sendo também, um excelente instrumento pra o desenvolvimento e a prática dos conteúdos contidos nas áreas do conhecimento, transmitido através de atividades escolares e motivando os alunos na produção que estiverem envolvidos. Segundo TAJRA (1001:137).
Objetivo Geral:
*Envolver a comunidade escolar veiculando as informações e acontecimentos mais importantes ocorridos tanto na escola quanto na comunidade local.
Objetivos Específicos:
PROJETO II
*Realizar com os alunos, nas aulas de Disciplina Opcional, o projeto e execução do “Jornal Estudantil”.
*Despertar a criatividade estimulando a leitura e a escrita, proporcionando assim a cooperação entre alunos e o desenvolvimento da formação interpessoal e crítica.
*Redigir matérias que serão aplicadas no Jornal Estudantil a partir das informações adquiridas com visitas, pesquisas, coletas de reportagens, observando a importância das normas gramaticais e sua estrutura ao ditá-los no LIED.
*Realizar pesquisas na internet com objetivo de tornar o jornal mais rico em informações, mais criativo.
*Vincular por toda comunidades escolar os trabalhos pedagógicos realizados na escola.
Metodologia:
Antes de iniciarmos propriamente o “Jornal”, teremos aulas de estudos e discussões sobre a história do jornal no Brasil.
A pesquisa e a produção serão trabalhadas com o professor de português responsável. Em seguida inicia-se a fase de esquematização e designer no laboratório de informática. As aulas serão divididas em etapas que serão definidas pelo desenvolvimento da classe em relação ao projeto, uma vez que o Jornal só será publicado no final de cada semestre.
1ªEtapa:
Aula para expor os objetivos do jornal, decidir o nome do jornal; definição das colunas e matérias que serão publicadas e distribuição das mesmas entre o grupo.
2ªEtapa:
Coleta de dados para a produção das matérias, solicitação e seleção de matérias produzidas pelos alunos para a revisão da edição.
3ªEtapa:
Pesquisa eletrônica de matérias relacionadas às que serão publicadas na edição.
4ªEtapa:
Digitação, formatação. Nesta etapa do projeto serão definidos pelos alunos: os padrões , modelos, letras e cores.
5ªEtapa:
Para finalizar, o projeto terá uma nova revisão seguida da última fase, a de impressa
Recursos Materiais:
-Papel A4 ou A6 para impressão, impressora jato de tinta colorida, computador e internet.
Sugestões de Matérias e Manchetes:
-Editorial, atualidades, acontecimentos importantes, notícias produzidas pelos alunos sobre eventos e atividades pedagógicas desenvolvidas na escola.
-Entretenimentos: caça-palavras, palavras cruzadas, 7 erros, tirinhas, piadinhas, dicas, entre outros e espaço reservado para divulgação de matérias relacionadas a história escolar.
Cronograma:
Durante as aulas de Disciplina Opcional
Projeto desenvolvido em : 2 semestres
Resultados Esperados:
-Produção jornalística enfocando as temáticas da escola e edição e publicação de uma edição do Jornal a cada semestre.
Avaliação:
O projeto em questão será avaliado pelo envolvimento dos alunos quanto aos temas e ações desenvolvidos durante e depois pela repercussão dentro do contexto. Mas como o trabalho passa por várias etapas de revisão, será observada em cada grupo a participação ativa em todas as tarefas desenvolvidas, em todas as revisões e visitas ao laboratório.
Ao trabalhar caminhos percorridos para a solução do erro ( sem saber que errou) conseguimos encontrar falhas e corrigi-las sem que ofenda o aluno e/ou diminua sua auto-estima, desta forma incluir e não excluir nossos alunos.
Ao avaliar, não queremos medir conhecimentos, mas verificar falhas em nossa prática como mediadores e tentar outros métodos e metodologias que nos ajude a corrigi-las.
Considerações Finais:
Um trabalho de produção pode desenvolver algumas habilidades de linguagem escrita e oralidade, através de instrumentos como o computador e recursos didáticos como jornais e revistas.
Sistematizar as ações é fator fundamental para o desenvolvimento do projeto. Considerando sempre alguma flexibilidade no que diz respeito à seleção de editoriais e grupo de trabalho
A importância de produzir, pesquisar e revisar desenvolve várias habilidades que nos levam a considerar um grande percentual de aproveitamento e consequentemente chegar a uma produção significativa.
Bibliografia
MURRIE, Zuleika de Felice. O jornal na sala de aula. In: Prática Pedagógica. São Paulo: SE/CENP, 1991.
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