segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Projeto Relações Interpessoais e Ética

COLÉGIO ESTADUAL FREDERICO BERNARDES RABELO

Projeto Específico “Relações Interpessoais e Ética”

“Disciplina Opcional

Professora: Lúbia Paula de Queiroz

Alunos: da 2ª Série “D” - Vespertino

São João D’Aliança – GO

Fevereiro / 2010


I – Justificativa:
Adolescência é um período especial na vida, caracterizado pela intensidade das emoções. Seu inicio marca o surgimento das contestações e dos questionamentos. O jovem precisa desse momento para começar a se conhecer, a estabelecer seus próprios valores e ver o mundo sob uma nova ótica – a sua própria.
O adolescente se afasta da identidade infantil e vai construindo pouco a pouco uma nova definição de si mesmo. É um período de reorganização pessoal e social que se iniciam, na maioria das vezes, com constetações, rebeldias, rupturas, inquietações, podendo passar por transgressões, para desembocar numa reflexão sobre os valores que o cercam, sobre o mundo e seus fatos e sobre o seu próprio existir nesse mundo.
Diante dos fatos acima descritos, nota-se a necessidade de trabalharmos com os alunos do segundo ano do Ensino Médio, na disciplina Opcional o tema: Relações Interpessoais e Éticas.

II – Objetivos:
Proporcionar o autoconhecimento: processo de tomada de consciência de si, seu corpo, seus afetos, suas emoções, seus limites, suas dificuldades, seus valores, suas aptidões e sua historia de vida;
Estimular a auto-estima, valor que o sujeito se atribui, afetividade que dirige a si próprio e as demais pessoas que se relacionam;
Assumir posições segundo seu próprio juízo de valor, considerando diferentes pontos de vista, aspectos de cada situação e ética;
Promover o respeito às diferenças individuais de cada ser humano;
Promover o diálogo e o contato entre as pessoas;
Estimular os relacionamentos interpessoais saudáveis;

III – Público Alvo:
Serão atendidos os alunos do segundo ano do Ensino Médio (2oD/ vespertino) do Colégio Estadual Frederico Bernardes Rabelo, com a faixa etária por volta dos quinze anos.

IV – Meta:
O presente projeto atenderá aproximadamente vinte e cinco alunos que estão cursando o segundo ano D do Ensino Médio do Colégio Estadual Frederico Bernardes Rabelo de São João d’Aliança – GO.

V – Metodologia:
O Projeto “Relações Interpessoais e Éticas” terá a duração de doze meses, com encontros semanais, onde cada encontro terá a duração de quarenta e cinco minutos. Perfazendo um total de trinta e nove encontros.
Os mesmos serão divididos em teoria e prática (Dinâmica de grupo).

VI – Recursos:
Para execução deste projeto serão utilizados textos reflexivos, dinâmica de grupo, filmes temáticos, aparelho de DVD, televisão, laboratório de informática, dentre outros materiais, como livros e revistas.
VIII – Avaliação:
A avaliação será realizada individualmente e em grupo, diante dos trabalhos apresentados, reflexões realizadas nos encontros e através das avaliações bimestrais.

IX – Revisão Bibliográfica:
Segundo a Organização Mundial da saúde (OMS), a adolescência acontece entre os dez e vinte anos de idade, sendo uma etapa do desenvolvimento humano caracterizada por alterações físicas, psíquicas e sociais, sendo que estas duas últimas recebem interpretações e significados diferentes dependendo da época e da cultura na qual está inserida.
Para Piaget é uma fase marcada pelo desenvolvimento cognitivo, o adolescente desenvolve a habilidade de abranger conteúdos puramente abstratos, assim como a habilidade de aprender como explicar as informações gerais necessárias à adaptação e as informações especificas necessárias para uma ocupação.
Já Erickson, afirma que é uma fase do desenvolvimento pessoal-social, duas tarefas diferentes são identificadas. A primeira é “Identidade X Difusão de Papel”, que exige do individuo questionar velhos valores sem a sensação de temor ou de perda de identidade e movimentar-se gradativamente para uma compreensão mais madura de identidade e de propósito. A segunda tarefa, “Intimidade X Isolamento”, é necessária para que o indivíduo prepare o caminho do estabelecimento e da manutenção de relacionamentos pessoais satisfatórios, pelo aprendizado de compartilhar a intimidade sem inibição ou temor.
De acordo com Freud, a teoria dos estágios psicossexuais, a adolescência se enquadra no Estágio Genital, se caracteriza por uma energia nova que rompe a estabilidade sexual reprimida da infância por meio de um foco novo e dinâmico voltado para as alterações físicas e por uma mudança de indiferença sexual para relacionamento mais íntimos e maduros, que podem incluir atrações sexuais.
Conforme Kohlberg, fase marcada pelo desenvolvimento moral, a “Moralidade pós-convencional” se desenvolve à medida que o adolescente começa a conceituar filosofias morais abstratas, incluindo direitos e privilégios. Um código moral mais sofisticado permite a diferenciação entre amoralidade e legalidade.
A dualidade entre o amadurecimento do corpo e amadurecimento psicológico, frequente causa certa susceptibilidade à instabilidade emocional que pode levar ao consumo de drogas ou álcool, problemas mentais como esquizofrenia ou distúrbios alimentares (anorexia e bulimia) e a problemas sociais como a gravidez na adolescência.
Quando falamos de desenvolvimento pessoal e social de adolescente, nos referimos ao processo de crescimento na direção da melhoria da qualidade das relações do jovem consigo mesmo, com o outro, com os grupos dos quais participa e com a natureza. Para tanto, ele precisa aprender sobre si e sobre o mundo.
Num país com imensas desigualdades e contradições, a educação se apresenta como um fator de esperança e transformação para a sociedade, não apenas permitindo o acesso ao conhecimento, à participação, mas propiciando condições para que o indivíduo construa sua cidadania.

X – Considerações Finais:
Com este projeto esperamos contribuir no processo de construção da identidade, onde o adolescente possa questionar de si mesmo enquanto pessoa com características singular, que possa melhor relacionar com a família, equipe escolar, demais alunos, a cultura e a sociedade a que pertence, para descobrir-se universo único e, ao mesmo tempo parte significante de um todo composto de historia de outros indivíduos que o precederam e por outro lado, para seu desenvolvimento pessoal é importante que descubra que só atuando no presente poderá construir o futuro desejado.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

CYPERT, N. Auto-estima e seus pilares. São Paulo: Saraiva, 1995

MIRANDA, S. Oficina de dinâmica de grupos para empresas, escolas e grupos comunitários. 9 ed. Campinas: Papirus, 1996.

PAPALIA, D.E.; OLDS, S.W. O mundo da criança: da infância à adolescência. 2 ed. São Paulo: Markon Books, 1998.

SERRÃO, M. BALEEIRO, M.C. Aprendendo a ser e a conviver. 2 ed. São Paulo: FTD, 1999.





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